Crescimento: Fortaleza registra total de 4.495 empresas abertas em outubro

A cidade de Fortaleza registrou, no mês de outubro, a abertura de 4.495 empresas, sendo 4.388 matrizes e 107 filiais. Na capital, conforme os dados apresentados pelo Mapa de Empresas, do Governo Federal, o tempo médio de abertura de uma empresa no período foi de três dias e nove horas, sendo que o tempo médio de viabilidade foi de um dia e uma hora e o tempo médio de registro foi de dois dias e oito horas. Quando comparada ao mês anterior, a abertura de empresas na cidade apresentou crescimento de 1,84%.
Por outro lado, o Mapa de Empresas aponta que o fechamento de empresas também registrou altos índices no período. Somente em outubro, 1.229 empresas foram extintas na capital cearense. O número é ainda maior que o registrado no mês de setembro, quando 1.168 empresas fecharam as portas.

Reinvenção
De acordo com o contador e consultor de finanças Marcos Sá, tal fato se deve, principalmente, aos impactos econômicos sofridos pelas empresas durante o período de pandemia. “Um fato incomum e inesperado trouxe aos fortalezenses a necessidade de se reinventar. Enquanto uns conseguiram contornar os percalços oferecidos pela pandemia de covid-19, outros não tiveram a mesma sorte. O resultado? Empresas quebradas e sem condições de seguir adiante no mercado”, relata Marcos.
O economista lembra que, durante cerca de quatro meses, muitos estabelecimentos funcionaram com portas fechadas e, exclusivamente, via delivery, o que contribuiu para manter a situação sob controle.
Com o retorno gradual das atividades, o economista acredita que a situação melhorará no decorrer dos próximos meses. “O Ceará tem essa característica de reinvenção. Lógico que todos sentem o impacto que uma pandemia apresenta, mas acredito veementemente que é possível que, nos próximos meses, possamos respirar com mais tranquilidade e comemorar resultados satisfatórios em diferentes setores da economia”, finaliza Marcos Sá.

Fonte: https://www.oestadoce.com.br/economia/crescimento-fortaleza-registra-total-de-4-495-empresas-abertas-em-outubro/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *