Ensino a Distância: uma realidade cada vez mais próxima

Engana-se quem pensa que o ensino a distância é sinônimo de inferioridade, o que os dados do Censo da Educação Superior mostram é uma realidade cada vez mais próxima e um ensino cada vez mais seguro, onde um em cada cinco estudantes matriculados em cursos universitários estuda à distância. Podemos dizer que a educação a distância funciona a partir de uma integração virtual entre um aluno e um tutor EAD, separados por tempo e espaço, mas que conseguem se relacionar entre si de maneira eficiente.

Empresas e alunos que não conseguem investir em ensino presencial ainda, utilizam o EAD como uma excelente opção, já que o estudante consegue se organizar com aproximadamente R$ 300 e ter um ensino de qualidade também, já que nas avaliações Enad estes alunos estão indo cada vez melhor. O que ocorre é que o crescimento da educação a distância agora também está se dando de forma mais direta e estruturada, devido aos avanços das plataformas tecnológicas.

Além disso, o Ensino a Distância se classifica como uma economia de tempo para aqueles que têm seus horários comprometidos, já que podem estudar a hora que quiserem, em casa ou de qualquer outro lugar. Com relação a aprendizado, caso o aluno deseje mesmo se empenhar, de qualquer forma essa aprendizagem será efetiva, independente se for ocorrer in loco ou não.

Essa é uma realidade não apenas para alunos de faculdades e cursos, até mesmo as escolas estão tentando aplicar esse modelo com o chamado ensino híbrido: que sem perder o contato pessoal com colegas e professores, os adolescentes também podem ter acesso a materiais e atividades em ambientes virtuais. Há experiências que contemplam provas, recuperação, lição de casa e projetos.

Diferente da modalidade de ensino padrão, que é a presencial, o ensino a distância é bem mais moderno, prático. As pessoas estão mais abertas a novos tipos de modalidade de ensino, que tirem do eixo central e viabilizem uma forma de aprender de forma mais tecnológica e acessível, em todos os sentidos. Essas características não apenas tornam esse modelo inovador para transmitir conhecimento, mas também contribuem para uma maior democratização do acesso à educação.

Marcos Sá

Consultor e contador financeiro

marcos@stassessoria.com

fonte: https://www.opovo.com.br/jornal/opiniao/2018/10/ensino-a-distancia-uma-realidade-cada-vez-mais-proxima.html

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *