Imposto de renda: saiba o que é preciso para declarar e as mudanças em 2018

Especialistas recomendam se preparar bem antes com toda a documentação para que não haja erro na declaração e ocorram transtornos

 

A partir do dia 02 de março até o dia 27 de abril, devem ser declarados, por meio de formulários à Receita Federal, o Imposto de Renda Física referente ao ano de 2018. É preciso estar atento, e a dica de especialistas é conferir bem antes todas as informações, para evitar erros no preenchimento. Devem declarar rendimentos tributáveis aqueles que receberam até R$ 28.559,70, em 2017.

 

“Os documentos mais importantes e que devem ser providenciados com antecedência são a copia da declaração referente ao ano passado, notas fiscais, recibos e boletos pagos na obtenção de patrimônios, como a compra ou venda de imóveis ou veículos”, destaca o contador Marcos Sá. “Notas fiscais referente a serviços médicos e odontológicos e comprovantes de contribuição previdenciária para empregados domésticos com carteira assinada também devem ser apresentados”, acrescenta o contador.

 

Mudanças

 

Por meio da Instrução Normativa 1756, a Receita Federal publicou novas normas para movimentação financeira do contribuinte e que objetivam definir algumas situações e padronizar o seu entendimento. Agora, deve ser incluído o CPF dos dependentes a partir de oito anos de idade. Além disso, nos casos dos pais separados com guarda compartilhada, cada filho poderá ser considerado e incluído como dependente na declaração de um deles, ou do pai, ou da mãe.

 

Outros quatro pontos vão alcançar muitos contribuintes; facilidades para informar despesas médicas que são dedutíveis do imposto; possibilidade de deduzir o auxílio-doença; isenção sobre envio de dinheiro ao Exterior para despesas com educação e tratamento médico; e critérios para cálculo de multa e juros na falta de recolhimento de imposto na venda de imóvel.

 

A Receita Federal já disponibilizou, em seu site oficial, o rascunho da declaração. O recurso traz dados de 2017 e a maioria dos questionamentos que devem estar contidos no preenchimento da declaração oficial.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *